quinta-feira, 21 de abril de 2011



A poderosa influência do Reino de Deus
Mateus 13.33  O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e misturou com três medidas de farinha, até ficar tudo levedado.



Um dos grandes equívocos do povo de Deus é dizer que Jesus foi um religioso. Pelo contrário, ele combateu duramente os religiosos, representados por escribas e fariseus. Jesus na verdade veio anunciar e iniciar o Reino de Deus, também chamado de Reino dos céus. Jesus é o Cristo, o Ungido. Ele é o Rei do Reino de Deus. O Rei da Glória. O Rei dos reis. O Reino foi o seu principal assunto (Mc 1.14-15 e Lc 11.20). Falou disso em muitas parábolas, como nas 7 de Mateus 13. Numa delas Jesus comparou o Reino de Deus ao fermento. Existem dois tipos de fermento: o biológico e o químico. O biológico, mencionado por Jesus, é formado de leveduras e é rico em enzimas. Ele dobra o volume da massa e a torna leve e macia. A bíblia mostra que o fermento geralmente é apresentado como símbolo do pecado. Ele representa a doutrina. Vemos isso em Mateus 16.6 e 12, e em Marcos 8.15. Mas Jesus comparou o seu Reino ao fermento. Então podemos concluir que há o fermento da maldade e da malícia, mas há também o fermento do bem, que é a influência do Reino dos céus. Os discípulos de Jesus são os seus embaixadores (Ef 6.20), e a sua tarefa número um é influenciar. Como Jesus é o Criador de tudo, ele também criou o fermento e sabe como ele funciona. Vejamos como o fermento nos ensina sobre algumas características do Reino de Cristo.

O fermento precisa estar presente para influenciar
No pacote o fermento não serve para nada. Nós também, quando estamos juntos, não influenciamos como Deus quer. Para influenciar devemos ir aonde os pecadores estão. Devemos nos reunir para eventos evangelísticos ou para treinamento. O fermento precisa estar na massa para transformá-la. Você não pode mudar o que você evita. Você não pode mudar o que você abandona. Foi por isso que Deus te deu esse emprego, esse trabalho ou negócio. As pessoas no mundo estão vivendo em delitos e pecados. Mas o Senhor diz: eu te coloquei no meio desse povo para que possas transformá-lo. Crentes sempre gostam de ficar no meio dos crentes, mas os cidadãos do Reino querem influenciar as pessoas sem Deus; querem estar no meio das trevas para poder brilhar.

O fermento parece insignificante e sem valor
O fermento numa casa quase não é visto. E assim como o fermento, o Reino de Deus parece insignificante. Ele não vem com visível aparência, como disse Jesus em Lucas 17.20-21, porque o Reino de Deus começa no coração dos discípulos.

O fermento nunca fica intimidado pelo tamanho da massa
O fermento parece pouco e fino, e a massa grande. Mas ele zomba da massa e diz: você é minha! Jesus disse que quando você, cidadão do Reino, for ao mundo, à política, aos negócios, aos esportes, às pessoas em geral, você parece insignificante. Mas você deve dizer: você é meu! Esse território é meu! Você tem mais poder do que o mundo, porque maior é o que está em nós!

O fermento muda a condição da massa
Quando o fermento entra na massa ele não se torna massa, mas a massa se alia ao fermento. Jesus disse: “até que tudo fique levedado”. É o poder do fermento, da sua fermentação. Quando você for ao mundo, não deve ter medo dele, porque você não se tornará como o mundo, mas o mundo se tornará como você. Como assim? Pelo poder da palavra do Senhor! Assim como o fermento muda a condição da massa, assim também os embaixadores de Cristo. Quando você for a um determinado lugar, tem que haver uma diferença nesse lugar.

O fermento trabalha calado
O Reino de Deus é como o fermento, disse Jesus. Mas você nunca vê o fermento trabalhando. Você só vê a massa mudando. O fermento nunca força, pois ele age calado, naturalmente. Então, por que o mundo ainda não mudou? Porque somos muito barulhentos. Usamos mal a palavra, temos um linguajar carregado e parecemos muito religiosos. Isso é fazer muito barulho. Sejamos como o fermento, que é eficaz e não faz barulho. Jesus também trabalhava calado, advertindo aos que eram curados para não divulgarem (Is 42.2). Eles não devem saber quem você é até que seja tarde demais. Veja Jesus e a samaritana. Vá à política, não com a bíblia na mão, mas com a palavra no coração. Vá aos negócios, não com jargão carregado, mas com os valores do Reino. Vá às pessoas, não com barulho, mas com a unção do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário